sábado, 26 de setembro de 2009

Ventos de doutrinas

Os limites da teologia da libertação, fundamentada em conceitos que não são consenso e carregam consigo forte carga ideológica. Foi importante chamar atenção para o lado social, denunciando uma igreja aliada ao poder e pouco atuante no serviço ao próximo.

Entretanto, erra ao confiar cegamente em concepções marxistas, dividindo o mundo em opressores e oprimidos de forma maniqueísta. Reduziu o problema da igreja ao mundo, tratando o ser humano praticamente como um ser que tem apenas necessidades materiais.

espiritualidade

Uma igreja espiritual e atuante: fé e amor 

O excessivo relativismo/formalismo ameaça igrejas tradicionais, vazias de pessoas e conteúdo.

Na Bíblia, a prosperidade não se trata unicamente de fartura e abundância em dinheiro ou em bens de consumo. A prosperidade prometida por Deus abrange todas as esferas da vida (material e espiritual).

O reino de Deus e sua justiça. A ação social baseada no amor ao próximo, sem interesses deve ser nossa base. A prática e não a teoria deve ser alicerçada. 

Existe um limite na prosperidade confirmado quando refletimos sobre a sua finalidade segundo o testemunho bíblico. A natureza da prosperidade é coletiva. Deus a deseja para todo o seu povo, mesmo que seja sensível a petições individuais. A partilha dos bens, a sua distribuição justa.

Não devemos permitir que os interesses políticos, econômicos e financeiros determinem a fé.  

prosperidade é vida na fé em Cristo.